Durante os dois dias que passamos em Ushuaia, perambulamos pela cidade para conhecê-la um pouco melhor. Não existem muitos pontos turísticos, suas principais atrações estão relacionadas à natureza do seu entorno. Suas belas casinhas coloridas, porém, fornecem um visual bucólico e muito típico da região.

Caminhamos pela bela e agradável orla marítima da cidade, com alguns museus, navios históricos, transatlânticos de cruzeiro e barcos de turismo. No Cais Turístico, existem dezenas de quiosques das agências de turismo locais que vendem os mais diversos passeios de barco pela região. Esta também é a principal base dos caríssimos cruzeiros para a Antártida. Quando voltamos para o Brasil, descobrimos que nessa região tem um quiosque que carimba o passaporte das pessoas com o Carimbo do Fim do Mundo. Essa dica perdemos … Se quiser, não deixe de pesquisar na época da sua viagem.

Já anote a dica sobre o  Carimbo do Fim do Mundo  no seu passaporte

O principal ponto turístico da cidade é a Placa do Fim do Mundo que fica em meio aos quioques no cais. Fotos inevitáveis… Existe a placa “oficial e educada” (USHUAIA – fim del mundo) e a “mal-educada” (“Bienvenidos a Ushuaia – “C… del Mundo”) … Obviamente tiramos fotos das duas … 😊

Uma outra atração é o Museo Marítimo y del Presidio de Ushuaia, onde funcionou durante muitos anos o presídio que deu origem à cidade. Ele fica numa área militar, pertencente à marinha argentina, numa área bonita e bem conservada. Demos uma passada por lá, tiramos fotos do exterior, que possui algumas estátuas e reproduções de barcos, mas não entramos no museu.

Na Avenida San Martin e nas suas proximidades existem várias lojas dos mais variados artigos para o frio, algumas de bom preço, além de muitas lojas de souvenires e de chocolates.

Quanto tempo ficar?

Ficamos 1 dia e meio em Ushuaia. Consideramos esse um tempo adequado, suficiente para curtir a cidade e os principais passeios pelas redondezas, num ritmo tranquilo. No entanto, acrescentaríamos 1 dia para fazermos o interessante trekking Laguna Esmeralda.

Onde comer?

Em Ushuaia a culinária é variada, mas por estarmos na Argentina obviamente o churrasco é predominante …Nas Avenidas San Martin e Maiapú (beira-mar) e nas suas proximidades estão concentrados inúmeros restaurantes.

 

No primeiro dia escolhemos o Maria Lola Resto, localizado numa rua paralela à San Martín, que além de muito bem avaliado pela TripAdvisor (sempre usamos para obter dicas de restaurantes), foi recomendado pelo staff do hotel. Experimentamos a Merluza Negra (recomendada em vários blogs), um peixe branco suave e com uma textura deliciosa, vale a pena. O restaurante não é muito grande, tem uma vista maravilhosa da igreja e do mar. Vale a pena visitar mesmo se você não quiser comer lá, vá até a parte de trás que você consegue tirar fotos maravilhosas. Fomos na hora do almoço, logo que abriu, mas todos indicam fazer reserva pois o local não é muito grande. O atendimento foi ótimo e muito rápido. Super recomendamos!

À noite jantamos no Bodegón Fueguino, na própria San Martín, que também foi muito recomendado e bem avaliado. Provamos e aprovamos!!

Na noite seguinte, escolhemos o Hard Rock Café, para matar a saudade dessa rede que é constante companhia nas nossas viagens pelo mundo … Delicioso como sempre!!

Onde ficar?

A cidade oferece uma ótima oferta de hospedagem nas mais variadas categorias, a maioria deles concentrada nas proximidades das Avenidas San Martin e Maiapú (beira-mar). A escolha vai depender do estilo e do orçamento de cada um. Ficamos hospedados no Hotel Los Naranjos, muito bem localizado e limpo. Mas os quartos eram pequenos e o atendimento deixou a desejar. Recomendamos procurarem outra opção nas proximidades.

Como se deslocar?

Os passeios pela cidade podem e devem ser feitos a pé, sem necessidade de utilização de qualquer tipo de transporte público ou carro. Já para o caso dos passeios pela região (especialmente a visita ao Parque Nacional da Terra do Fogo), existe a necessidade da utilização de algum tipo de transporte. A melhor opção é contratar os passeios de uma agência de turismo, que possuem o transfer incluso.

E as aventuras continuam…!!

Abraços

Mauro e Solange

DEIXE UM COMENTÁRIO